sábado, novembro 19, 2005

Escapismo de Sobrevivência

Meus amigos sempre comentam comigo (mas não se atrevem a colocar no papel e assinar embaixo!): O que você quer com um blog com assuntos "ppp": polêmicos, políticos e pesados! Quando tudo o que a comunidade (blogueira) quer são outros quinhentos (ou outros assuntos com outros tipos de pês? Assuntos pequenos, populares e planos). Isso é mais ou menos óbvio, quem não gosta de diversão? A maioria prefere, sim!, e prefere diversão do tipo pastelão pra não ter que ficar gastando neurônio na hora de decifrar a piada.

Acho que não é bem assim, pelo menos não se pode generalizar sob pena de cometer injustiças. É claro que a maioria tende a gostar mais dos assuntos ditos populares; isso não é exclusividade dos blogs, vale para quase qualquer coisa. Confesso que sempre tive minhas dúvidas em relação as propaladas benécies do conhecimento. Não me entenda mal, não sou um defensor da ignorância, mas lembro das palavras de Otto von Bismarck (1815-1898, estadista alemão) que disse: "Se a população soubesse como são feitas as leis e as salsichas, ninguém mais dormiria sossegado".

Não valeria este mesmo princípio para a nossa política, a economia, as coisas do País em geral? As vezes penso que é bem melhor ser um néscio. Se você começar a entender como as coisas funcionam, acabará por perder a paz, a alegria de viver aqui. É melhor continuar voando e comendo salsichas na santa paz. Por isso acho que não estão errados os milhões de brasileiros que se preocupam muito com o seu time no campeonato ou a trama da novela.

São formas de escapismo, mas como condenar com tantas mazelas no dia-a-dia?