sábado, dezembro 03, 2005

Geração de Passagem

É comum encontrar nessa nossa geração o filho ou a filha separada - muitas vezes já de um segundo ou terceiro matrimônio -, cujos país são - ou foram - casados por mais de trinta anos. É bom enfatizar: nessa nossa geração, provavelmente a última geração dos casamentos de vida longa, de longa duração.

O que hoje, aos poucos vai se tornando uma exceção, em poucos anos se tornará uma raridade - ou uma excentricidade? A familia mais e mais se transforma num grupo de passagem, focada no cumprimento de alguns objetivos momentâneos e destinada a ter um fim mais ou menos rápido. Alguns dos seus requisitos: gerar a prole, transformar-se ou evolver-se para a formação de novos subgrupos ou grupos com outros objetivos.

Embora as pessoas ainda professem juras de eterno amor, consciente ou inconscientemente, já sabem que o relacionamento vem com prazo de validade. As conseqüências disso na formação das pessoas, ou da sociedade, são ainda desconhecidas. Dentro dessa nova regra do jogo pouco há a fazer, mais, talvez, a descobrir, como forma de se adaptar e conviver da melhor forma possível com essa nova realidade.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Os Moluscos e os Presidentes

As lulas são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, subclasse Coleoidea, ordem Teuthida, que inclui duas subordens, Myopsina e Oegopsina. Como todos os cefalópodes, caracterizam-se por possuírem cabeça distinta, simetria bilateral e tentáculos com ventosas. Assim como o choco, a lula tem dez tentáculos, dos quais dois se destacam. As lulas têm cromatóforos na sua pele e a capacidade de expelir tinta como resposta a uma ameaça. Sendo coleóides, têm um endoesqueleto que na lula é uma placa única. As lulas movem-se com a ajuda de um sifão capaz de expelir água sob pressão. Na boca, as lulas apresentam a rádula quitinosa que lhes permite triturar alimentos e que é a característica comum a todos os moluscos. As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários. São animais exclusivamente carnívoros, alimentando-se de peixes e outros vertebrados, que capturam através dos tentáculos.
A lula é uma comida popular em muitas partes de mundo e parte integrante de muitas gastronomias regionais incluíndo a Portuguesa e a Brasileira. Na Espanha os calamares são uma receita feita de lulas fritas em rodelas.
Preferencialmente, evite misturar moluscos com presidentes, paises que se prezam não podem ter moluscos na presidência, isso, está provado, definitivamente não funciona, não dá certo.

segunda-feira, novembro 28, 2005

Blogs Órfãos

Uma amiga dizia: acho que tens mais de 50 blogs, não é? Não sei ao certo, mas acho que não chegam a tantos assim. Uma hora vou tentar "reunir toda a tropa", para ver se consigo descobrir o número exato. A verdade é que, independente de quantos sejam eles, do número deles, qualquer que seja este número, será muito! Serão blogs demais! A culpa é só minha, de ter "olho grande", é claro.

Quer dizer, nem em todos eu sou o único culpado, por exemplo, neste aqui, o Diga, quem começou foi a minha filha; depois ele foi cruelmente abandonado, e deixado sem pai nem mãe, largado para morrer num canto. Pronto! Fiquei penalizado, logo um blog com um nome tão bonitinho e sugestivo, "Diga", pronto! O mal (ou o bem?) estava feito, adotei o blog órfão, e mais um...

O problema não é outro senão arrumar assunto para tanto espaço disponível! Normalmente o problema é o contrário, não é mesmo? Pois o meu é esse mesmo, excesso de espaço. Haja realidade, e haja ficção, e haja histórias, e haja criatividade para tantas páginas.