domingo, novembro 19, 2006

Leis de Mercado

Vivemos num regime capitalista. Vivemos? Um das leis de mercado do capitalismo é que quando há escassez de um produto, o seu preço sobe; a outra face da moeda afirma que quando há excesso do produto, o preço cai. Lembram do inicio do ano, quando o preço do álcool quase empatou com o preço da gasolina? Naquela ocasião valia a lei de mercado, havia escassez do produto, portanto o preço disparou.

Agora, no final do ano, há um excesso de produção de álcool, chegou a hora dos preços cairem, a outra face da moeda! Ledo engano! As chamadas leis de mercado só funcionam aqui para prejudicarem o consumidor. O governo resolveu o problema dos unsineiros de álcool, vai aumentar o percentual da adição de álcool na gasolina. Com isso o excesso de produção é consumido e os preços mantidos.

Mesmo não sendo um caso do momento, quem não se lembra do famoso "risco sistêmico"? Aqui no Brasil quando as empresas dão lucros, esse lucro pertencem aos donos, aos acionistas. Quando dão prejuízo quem paga a conta é o povo, através de recursos do governo. Sem falar nos juros de paizão do BNDES.

Quem sabe um dia nós passamos a ser um estado verdadeiramente capitalista.