terça-feira, outubro 28, 2008

10 Coisas que as pessoas fingem gostar

10 Coisas para se fingir (já que a maioria das pessoas fingem que gostam):

1. Música clássica. Se há uma indústria que definitivamente vive da culpa alheia é a indústria fonográfica musical clássica. Quem não tem em casa "aqueles cd's" já mofados dos maiores clássicos de todos os tempos? Mas não se culpe, você faz parte do grupo que abrange 99% da população, dos que não entendem, não gostam, mas fingem gostar de música clássica. Ah! Você gosta dos "clássicos populares"? Eu também, mas isso não conta...

2. Seguindo a linha do número 1, temos os chamados "cult movies", os filmes que ninguém viu, entendeu ou gostou, mas que estão em todas as listas dos top 10. Quanto mais bizarra a temática, quanto mais estúpida a edição, enfim quanto mais confuso melhor!

3. Arte moderna, pinturas abstratas, esculturas, lixo de toda espécie e etc, aquelas coisas que 999 em 1000 pessoas afirmam que não passa de "um rato morto seco, duro, podre e fedendo", enquanto as pessoas cultas dizem que se trata da mais refinada obra-prima de arte.

4. Bar muquirana de subúrbio. É chique gostar desses ambientes rústicos e frequentados por uma freguesia (cacófato?) que "atinge as mais diversas classes do segmento social do país". Sei...

5. Empregos que não passam de um "update do antigo trabalho escravo". Sob o rótulo de "grande oportunidade para estagiários de futuro", jovens profissionais são recrutados e explorados por velhos profissionais com o argumento de que poderão, um dia, tornar-se velhos profissionais que explorarão jovens profissionais sob o argumento... Bem, na verdade são "empregos" em que você paga para tirar fotocópias.

6. Formaturas. Precisa explicar?

7. Batizados, crismas, casamentos, funerais e todas os compromissos que não passam de "obrigações sociais" (principalmente quando o convite não vem acompanhado do indefectível cartãozinho que diz: "Depois da cerimônia - que é a parte chata a ser evitada! - os convidados serão recebidos...)

8. Apresentação dos mais variados espetáculos(?) organizados por escolinhas e creches para os pequerruchos (teatrinhos infantis e outras pantominas do gênero). Tá bem! Eu também acho eles umas gracinhas!

9. Chás de qualquer espécie.

10. Listas de 10, 50, 100 ou mais mais...