segunda-feira, outubro 30, 2006

The day after...

Leio as notícias sobre a vitória petista para um segundo mandato nas eleiçoes presidenciais que se encerraram ontem. Não gosto do que leio. A preocupação é que o novo (velho) governo busque apoio para seu segundo mandato entre as forças políticas da nação - opinam na matéria vários especialistas em política nacional.

A maioria dos cientistas políticos entende que essa tarefa não será tão difícil como se imagina. Falam que a oposição apoiará o atual presidente em seu segundo mandato, pois espera que ele faça o que chamam de "trabalho sujo", a aprovação das impopulares reformas constitucionais na previdência e na legislação trabalhista (certamente para a retirada de direitos).

A oposição age como se os quatro próximos anos não existissem, como se fossem anos preparatórios para o futuro, de olho que estão nas eleições de 2010. E esse tem sido o nosso problema. O país nunca existe no presente - o eterno país do futuro! O atual presidente esclareceu na sua campanha de reeleição que "no primeiro mandato plantou as bases para o segundo" - foram anos mais duros - é preciso primeiro fazer o bolo crescer para depois dividi-lo, lembram de já ter ouvido isso?

Agora no segundo mandato - que seria o das benécies -, a julgar pela intenção oposicionista, o povo receberia como presente esse "trabalho sujo", sabem como é, mais uma bola nas costas. Depois, perguntados sobre as benécies, dirão que eram "bravatas eleitorais", que prometer é uma coisa e (cumprir)governar é outra...