segunda-feira, janeiro 19, 2009

Fragilidade do pacto

Quando não há possibilidade de um acordo entre duas partes em conflito a lógica nos diz que "não há acordo". Conclusão simples e lógica. Dessa forma pode ser entendida a "lógica" desse acordo entre Israel e o Hamas. O fechado foi mais um "desacordo", ou seja um acordo inexistente ou impossível, feito só para não ser cumprido, para não durar.

O desacordo só foi firmado porque Israel entende que já infligiu severas perdas ao grupo terrorista e, de sua parte, os terroristas do Hamas ficaram sem os seus foguetes artesanais para jogar nos judeus. Ou seja, basta que os terroristas se rearmem para que o conflito continue. Não houve interrupção no confronto mas apenas uma pausa momentânea.

Pouco resta aos judeus, talvez só esperar pelos próximos foguetes para dar a sua resposta que, por sua vez, provocará uma resposta da mídia mundial e... Uma outra alternativa seria começar a construir foguetes artesanais, juntar pedras e contratar e treinar homens bombas. O novo conflito será desigual como desiguais são os lados envolvidos na questão.

Como se pretender um acordo em lados tão desiguais, sejam nos recursos, seja na ideologia? Como os judeus podem atender as pretensões palestinas? Talvez, para atender aos anseios do Hamas, com a formação de esquadrões suicidas que, aos poucos, vão se matando até a completa extinção de Israel. Desculpem pelas piadas com assunto tão sério...

Sem comentários: